segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Relatório de visita - Ane

25/10/2011 – Terça feira

Acadêmica Anerosali Spohr

No dia referido foi feito um acompanhamento da acadêmica do nono semestre L. L. em uma visita domiciliar ao Senhor M., 77 anos, paciente com sequelas de AVE.
Quando chegamos à casa do Sr. M. ele estava sentado no sofá assistindo à televisão, logo que a estagiaria começou a terapia verificou-se um grande edema nos pés do Sr. L. me explicou que o edema estava fibrosado, falou de um teste para verificar o estado do edema.
O Sr. M. está com vários músculos encurtados e outros debilitados, pude perceber bem ao observar que a execução do exercício não estava em sua amplitude máxima. Pude observar também que ao realizar algumas séries de exercícios o Sr. fadigou. Pude fazer uma relação com a matéria de cinesiologia, pois o professor falou sobre fadiga, musculo encurtado e debilitado.
Ao fim da visita, já na vã, eu e L. conversamos e ela falou que a marcha do Sr. M. era atípica, pois era marcha de parksioniano e não de hemiplégico, comentei com ela que observei uma dificuldade na fala, a boca tremia em alguns momentos, e ao realizar um exercício de flexo/extensão do tornozelo, o pé do lado não afetado pelo AVE tremia ao realizar o movimento.
Algo que me surpreendeu foi o fato de o senhor M. estar sozinho em casa, além disso, me surpreendeu o relato de que ele praticava caminhadas pela rua sozinho nos horários em que não estava praticando fisioterapia, sendo que ele precisava de alguma ajuda para chegar até o quarto, onde foram feitos alguns exercícios.
Durante a sessão de fisioterapia o telefone tocou e o senhor M. estava muito longe para que pudéssemos alcançar o telefone a ele, tive que atender e assim ficamos sabendo que a esposa do senhor também precisa de fisioterapia pois sofre de burcite.
Enfim foi uma experiência muito interessante, pois pude conhecer um pouco mais da minha futura profissão além de acompanhar de perto a maneira como a estagiária interagiu com o senhor, conversando sobre assuntos familiares. Senti-me muito útil quando o telefone tocou e tive que atender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário