sábado, 3 de dezembro de 2011

3ª Aula

Durante a terceira aula a turma foi dividida em dois grupos, cada grupo confeccionou um cartaz com imagens que representassem promoção da saúde, porém ainda não havíamos trabalhado este conceito. 
Quando os cartazes estavam prontos o texto Uma introdução ao conceito de Promoção da Saúde de Paulo Marchiori Buss foi trabalhado.
O texto traz alguns aspectos de promoção da saúde tais como, a promoção da saúde envolve todos os setores da comunidade, envolvendo nao só a saúde, pois promover a saúde é evitar a doença, para isso é preciso moradia adequada, alimentação adequada, saneamento básico, acesso aos recursos da saúde, é preciso viver em um ambiente saudável. Enfim para se manter a saúde é preciso uma mobilização de inúmeros setores.
Além disso o texto também diferencia brevemente promoção da saúde de prevenção. A promoção visa manter a saúde com uma boa qualidade de vida, com a educação em saúde e com a prevenção. A prevenção em si é apenas, como por exemplo, ser vacinado para não ficar doente, lavar as mãos continuamente, como foi divulgado nos meios de comunicação durante o surto da gripe "A".
Para explicar melhor pego o exemplo da gripe  "A". A divulgação nos meios de comunicação de hábitos preventivos foi um tipo de promoção da saúde, já a prática de tais hábitos foi a prevenção.
Com tais conceitos os alunos fizeram correções em seus cartazes marcando o que seria prevenção e acrescentando medidas de promoção.
Um dos grupos criou um esquema muito interessante que comparava o sistema de saúde com uma árvore, onde as raízes representam a promoção da saúde (atenção primária), o tronco representava a atenção secundária á saúde, os galhos a atenção terciária e a copa da árvore, em fim, era o objetivo saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário