segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

6ª Aula

Na aula de número seisa turma foi dividida em dois grupo e foi feito um debate. Um grupo formulava questões, a respeito de três textos previamente estudados pelos alunos, para que o outro grupo respondesse. Cada resposta correta correspondia a um ponto e cada resposta errada correspondia a zero pontos, ao fim da aula foram contados os pontos e constatou-se que os dois grupos empataram, pois nem um grupo errou nem uma pergunta (somos muito inteligentes hehehehe).
O debate foi sobre o Artigo Acolhimento e vínculo em uma equipe do Programa de saúde da Família de Maria Denise Schimith e Maria Alice Dias da Silva Lima (para ter acesso clique aqui), sobre o artigo as Concepções do Trabalhadores Acerca dos Usuários de Maria Denise Schimith e sobre o texto Cidadania e Saúde de Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.
A partir desse debate foram tiradas as seguintes conclusões:

sobre o PSF
O psf é uma estrategia que foi criada com o objetivo de melhorar o atendimento por meio de um vinculo entre a comunidade e os profissionais da saúde, porém nao é isso q se verifica, pois o numero de consultas medicas é fixo, o tempo de consulta é muito pequeno e o atendimento é priorizado aos que chegam mais cedo. Isso faz com que a qualidade do atendimento seja diminuta e não haja oportunidade de se criar um vinculo com as pessoas da comunidade. Também acontece de o medico ser sobrecarregado com funçoes que poderiam ser feitas por outros profissionais, como por exemplo  a enfermeira. Outro ponto que deveria ser revisto é a organização e o sistema da Psf visando suprir a demanda exigida pela comunidade, o que geralmente não acontece. O PSF é um exemplo de acolhimento, porém o vinculo não é tão nitido.
Em relação a cidadania
A cidadania depende unicamente de conehcer os direitos e devers de um cidadão. Porque somente conhecendo seus direitos e dever alguem pode praticar a cidadania, dentro de suas decissoes e durante sua vida.

E em relação à acolhimento e vínculo
acolhimento e vinculo

Acolhimento na saúde é o sistema, as estruturas físicas e o atendimento, o lugar, as pessoas a quem recorrem os enfermos em busca de tratamento. O acolhimento é ajudar essas pessoas, atender suas necessidades. Já o vinculo vai além de simplesmente realizar o tratamento. O vinculo apenas acontece com os dois lados interagindo entre si, portanto o profissional da saúde deve abrir espaço para que o paciente se espresse, questione e pessa ajuda quando necessario, assim como também deve sanar as duvidas explicar doença e tratamento, dar vez e voz ao paciente, torna-lo ativo no processo de cura. É essencial, para que o vinculo aconteça, a educação o respeito e uma interação de igual para igual de profissionais para com pacientes.

Em relação a cidadania
A cidadania depende unicamente de conhecer os direitos e deveres de um cidadão. Porque somente conhecendo seus direitos e dever alguém pode praticar a cidadania, dentro de suas decissoes e durante sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário